29 março 2016

Resenha: Sombras do Medo - Camila Pelegrini

Sinopse: Em um futuro pós destruição em massa, provocada pelas guerras humanas e desastres naturais - para os quais os humanos também contribuíram grandemente - o mundo é dividido em 5 grandes regiões. Em cada uma delas vivem ordinários e singulares, pessoas com ambições completamente diferentes. Estes dominam o mundo. Aqueles tentam tão somente sobreviver. E ao viverem dessa forma, a bondade beira a extinção. O caos reina em seu lugar, despertando forças malignas que há muito esperam para serem alimentadas. A maior guerra de todos os tempos finalmente começa e a humanidade já se encontra em desvantagem. E em meio a tanto ódio e destruição, será o amor capaz de afastar as Sombras do Medo?


   Conheci o Sombras através de um evento online que rolou pelo facebook, quando ele ainda tinha como capa a garota na floresta. Não vou dizer que o evento foi meu primeiro contato com nacionais, mas posso dizer que foi a primeira vez que eu realmente abri os olhos para a literatura nacional. E ainda bem, porque tem cada história... uma melhor que a outra. Tão boas quanto as estrangeiras!
   A medida que Camila Pelegrini falava sobre o enredo do livro, personagens, criaturas... Eu fui me apaixonando pela história, e quando percebi já estava louca querendo ler.
   Soube do booktour que ela estava organizando, e como não sou boba, fui rapidinho gritar que queria participa dessa também. E... olha eu aqui, consegui ler Sombras do Medo antes do mundo acabar \o/\o/\o/.
Resenha

   A gata da vez é Anabele. Uma garota de olhos verdes e corpo esbelto, com uma personalidade única que mistura rebeldia e bondade e que não conhece nada além da fome, seca e miséria.
   Ela é uma ordinária.
   Mas calma la galera, não to xingando a gata não. Ordinária foi o termo que Camilinha escolheu pra descrever os menos favorecidos. Os ordinários são pessoas que dão literalmente suas vidas para conseguir o que comer.
   Bom... vou explicar melhor para vocês o mundo que Anabele vive...


   Um mundo dividido em cinco grandes regiões e em cada uma vivem ordinários e singulares, só que com um muro dividindo as duas "raças".
   E não é um muro qualquer não. Um muro alto; forte; imponente, construído pelos próprios ordinários por não terem escolha melhor de sobrevivência.
   Por que um muro dividi ordinários e singulares? Simples... O ser humano acabou com praticamente tudo o que tinha na terra... água, animais, plantas... tudo perdido, tudo escasso. Daí aqueles que tinham maior poder ( dinheiro, riquezas, status...) optaram por subir uma muralha em volta das cinco grandes capitais e deixarem do lado de fora desta aqueles que eram considerados inferiores. Os ordinários ergueram a muralha em troca do que comer, vestir, beber... e muitos na tentativa de manter a família viva acabavam morrendo de tanto trabalhar e seus corpos se tornavam parte da monstruosa muralha.
   Do lado de dentro das muralhas tudo parece perfeito, como se o mundo não estivesse nem em sonho sofrendo uma devastação total. No quintal dos singulares a vida era feliz, o sol não era problema, comida e bebida rolava solta, tecnologia avançada, verde pra tudo quanto é lado... o lema lá era "Hakuna Matata", ninguém se importava com o lado de fora, desde que não afetassem eles.
   Já do lado de fora... Vivi Anabele com sua família, a mãe e um amigo ( que cá entre nós, é caidinho por ela). Junto com todos os outros ordinários, a gata trabalha feito louca pra capital em troca do que precisam para se manterem ao menos em pé feito zumbis. Tudo o que se vê por lá são pessoas fracas, doentes, tudo muito cinza e seco e um sol de rachar.... definitivamente, estão em uma terra nada habitável. O único animal ali é um cachorro fofo que Anabele mantem escondido. O lema dos ordinários? (Bota ai produção aquela musica de escravos... Oi? não tem como?) Foi mal galera, mais vocês sabem qual é... é aquela... lerê, lerê, lerê, lerê, lerê.
   A unica coisa que vejo de bonito no meio dos ordinários, além do altruísmo de Anabele e da mãe, é o boy magia do Henry. Um forasteiro que diz vir de outra província depois da morte dos pais e que apesar do seu senso de humor sarcásticos, a sua certeza de galã de novela e os mistérios que guarda, consegue conquistar todos ali na região. Todos, menos um carinha ai que eu não vou citar mas já acho que ta obvio HAHAHAH. Anabele é a unica que fica em conflito sobre o que sente realmente pelo boy.
   No meio de tudo isso... ordinários começam a desaparecer e apenas gelo é encontrado no lugar. Mas antes que alguém desapareça um grito horripilante é ouvido e todos desmaiam.
   Anabele que já não é muito fã do presidente da capital, joga a culpa toda pra cima dele. A gata nutre sentimentos de ódio pelos singulares. Mas depois de entrar totalmente infiltrada em uma grande festa da capital vê as coisas mudarem...
   Caos, gritaria, babado e confusão... rola tudo na festinha. A gata se encontra no meio da verdadeira guerra da humanidade... E posso te garantir que os Venons ( criaturas enormes e medonhas), não são a verdadeira ameaça, apesar de botarem o terror na história e saírem matando geral.
   Anabele faz descobertas para qual não estava preparada... inclusive sobre o boy magia, Henry.
   E ai? Será que a gata acha a solução para parar os Venons? E o que Henry ta escondendo?  Será que ordinários fazem rebelião e pedem o impeachment do Presidente? Uma guerra entre as duas "raças"? E onde foi para o cachorro em toda essa história? Será que eu chorei em alguma cena? ( Com toda certeza)... Corre... vai logo busca o livro pra você saber, não vou dar spoilers aqui...


   Gente, sem duvidas quero ler mais livros da Camila Pelegrini. Sombras do Medo traz um enredo diferente, novo, criativo e reflexivo com criaturas incríveis que euzinha aqui não lembro de ter visto em nenhuma outra história.
   Não sei se é porque sou fominha ou se porque a história tava boa d+... mas sei que li o livro bem rapidinho... e não foi só uma vez não.
   A história é uma distopia que trabalha muito bem essa coisa do ser humano e seu alto ego. Te faz parar e pensar o que você anda fazendo com o planeta e pessoas a sua volta.
   Como disse, li mais de uma vez o livro e ele já ta posicionado em um cantinho especial da minha estante.
   Apesar de ter achado o relacionamento do casal um pouquinho rápido, ri e me apaixonei junto com eles e sei que alguns relacionamentos acontecem assim fora dos livros... Teve uma unica cena da qual eu esperava um pouquinho mais... Mas o livro já teve uma adaptação e soube que tem cenas novas \o/\o/\o/ Ansiosa pra ler e ver o que mudou na história...
   Só não entendi uma coisa... Que que vocês tão fazendo aqui ainda ?  Vão logo chamar a autora pra papiar e comprar o livro dela gente... perde tempo não.
   E aproveita também pra dar uma conferida em outra obra da Camila Pelegrini... Tá de gratiz no whatppad miga (o)!!!

Acesse:

Que tal uma espiadinha em Aos Olhos de Zoe? 


   Se liga nas novidades da autora: FACEBOOK - SKOOB - AMAZON

Beijo Grande!!!
   

2 comentários:

  1. hahaha gente, que resenha linda e divertida!
    Ri muito enquanto lia <3 <3

    Obrigada, queridona, por participar do bk, por apostar no meu trabalho e por ter escrito algo tão especial.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ownnn Camila *-* eu que agradeço por ter me permitido a participação, foi super d+ e ainda pra minha felicidade ganhei o livro <3 precisei de um dia inteiro pra acreditar 'kkkkkkkkkkk

      E fico mais do que satisfeita em saber que vc se divertiu com a resenha <3 <3

      Excluir